NOME DO CHAKRA: MULADHARA - PRIMEIRO CHAKRA
SIGNIFICADO DO NOME DO CHAKRA: "Fundação"
LOCALIZAÇÃO: Plexo pélvico: Região entre o ânus e os genitais: base da espinha dorsal: As três primeitas vértebras.
COR BIJA (SEMENTE): Dourada.
SOM DO BIJA-LAM (LANG)
SOM DA PÉTALA BIJA: Vang, Shang, Kshang, Sang.
FORMA DO TATTVA: Quadrado.
SENTIDO PREDOMINANTE: Olfato.
ÓRGÃO DO SENTIDO: Nariz
ÓRGÃO MOTOR: Ânus.
VAYU (AR): Apana Vayu, o ar que expele o Sêmen
do órgão masculino; urina de ambos os sexos; e o que empurra a criança
para fora do útero durante o nascimento.
ASPECTOS: Alimento e abrigo.
TATTVA (ELEMENTO): Terra.
COR DO TATTVA: Amarela.
LOKA (PLANO): Bhu Loka (plano físico).
PLANETA REGENTE: Marte (solar Masculino).
FORMA YANTRA: Quadrado de cromo amarelo com
quatro pétalas rubro-escarlares. O quadrado possui grande significado em
relação ao conhecimento ligado à terra, pois representa a própria
terra, as quatro dimensões e as quatro direções. A forma do elemento
terra é linear, eosquatro pontos formam os quatro pilares ou ângulos do
que é conhecido como terra quadrangular. Quatro permite a conclusão, e
terra personifica os elementos e condições para a conclusão em todos os
níveis. Este yantra é o centro do som bija, liberando, portanto, o som
em oito direções. A terra é o mais denso de todos os elementos, sendo
uma mistura dos outros quatro: água, fogo, ar e akasha.
O CÍRCULO COM QUATRO PÉTALAS: O lótus de quatro pétalas representa os gânglios formados nas quatro terminações nervosas importantes. A cor das pétalas é rubro-escarlate misturado com uma pequena quantidade de carmesim.
O TRIÂNGULO: O local da força vital. Kundalini Shakti, é representado na forma de uma serpente enroscada, de um lingam ou de um triângulo. A serpente enroscada três vezes e meia em torno do Lingam (autonascido). Com a boca aberta voltada para cima, ela está ligada ao caminho de Sushumma, o canal nervoso central que corre ao longo da espinha dorsal. A Kundalino Shakti não despertada permanece enroscada, abrigada em torno do lingam com a ponta da cauda na boca. Em virtude de a boca estar voltado para baixo, o fluxo energético é descendente. Assim que é iniciado o trabalho com o primeiro chakra, esta energia adormecida levanta sua cabeça e flui livremente pelo canal de Sushumma.
O triângulo apontado para baixo é o yantra do
lingam e da Kundalini. Indica o movimento descendente e os três nervos
principais: Ida, Pingala e Sushumma. A união destes nervos no Chakra
Muladhara forma uns triângulos invertidos, que também faz com que a
energia desça. A cor da linhagem é cinza esfumado, mas algumas vezes
apresenta a cor de uma folha nova.
SOM BIJA: Este som é produzindo colocando-se os lábios em uma forma quadrada e empurrando-se a língua achatada contra o palato. O som bija faz o palato, o cérebro e o topo do crânio vibrarem.
Quando devidamente produzido, o bija LANG
excita os nadis no primeiro chakra e cria um fecho que bloqueia o
movimento descendente da energia. O movimento ascendente se inicia
quando ao final do som LANG – isto é, ANG – vibra no topo da cabeça. A
repetição do som retira as inseguranças associadas ao primeiro chakra, e
fornece ao aspirante segurança financeira, esclarecimento e força
interior. Diz-se que o bija LANG possui quatro braços. Sua vibração
ajuda a criar uma passagem dentro do Nadi Brahma, para facilitar o fluxo
de energia.
VEÍCULO DO BIJA: O elefante Airavata, Indra, o
deus do firmamento, monta em seu elefante Airavata. A pele do animal é
cinza claro, a cor das nuvens. Os setes troncos de Airavata formam um
arco-íris de sete cores. Há sete aspectos de cada pessoa que devem ser
reconhecidos e envolvidos em harmonia com as leis naturais. Os sete
aspectos são:
Sentido | Órgão do sentido |
Som | Orelhas |
Tato | Pele |
Visão | Olhos |
Paladar | Língua |
Olfato | Nariz |
Defecação | Ânus |
Sexo | Genitais |
De modo similar, sete dhatus (constituintes) formam o corpo físico:
1. Raja – Barro, terra.
2. Rasos – Líquidos
3. Rakta – Sangue
4. Mansa – Carne, fibras nervosas, tecidos.
5. Medha – Gordura
6. Asthi – Osso
7. Majjan – Medula óssea
Os sete tipos de desejos (segurança,
procriação, longevidade, participação, conhecimento, auto-realização e
união) são vistos nos troncos e nas sete cores. Também estão associados
aos sete chakras, às sete notas e uma oitiva e aos sete planetas
principais.
O elefante representa a natureza da busca de
alimento para o corpo, a mente e o coração, que dura à vida inteira.
Aquele que ativa o primeiro chakra anda com firmeza, o passo firme do
elefante. Lutará para ampliar o seu controle com o peso máximo que
consegue suportar. Fará o seu trabalho com humildade, como o trabalhador
braçal que executa todas as ordens que lhe são dadas. Aquele que obtém o
controle sobre seus indrias – órgãos dos sentidos motores – torna-se
Indra.
DEIDADE: Bala Brahma (Brahama Criança). Brahama, o senhor da criação, governa o Norte, e é a deidade que preside o primeiro chakra. É retratado como uma criança radiante com quatro cabeça e quatro braços. Sua pele é da cor da aveia. Usa um dhoti (tradicional veste indiana usada enrolada na parte inferior do corpo) amarelo e uma estola verde. Com quatro braços e quatro cabeças, Brahma vê nas quatro direções ao mesmo tempo. Cada cabeça representa um dos quatro aspectos da consciência humana, reconhecido como:
1. O Ser Físico: Relação corporal com o
alimento, exercício, sono e sexo. O ser físico manifesta-se através da
terra, da matéria e da mãe.
2. O Ser Racional: O intelecto ou a lógica condicional dos processos de raciocínio do
indivíduo.
3. O Ser Emocional: Os humores e
sentimentos que alteram continuamente a pessoa. A lealdade eo romance
são influenciados pelo ser emocional.
4. O Ser Intuitivo: A voz interiore da mente consciente da pessoa.
Em seus quatro braços Brahma sustenta:
- Na mão esquerda superior, uma flor de lótus, símbolo da pureza.
- Na segunda mão esquerda, as escrituras
sagradas contendo o conhecimento de toda criação. Brahma pode comunicar
o conhecimento sagrado quando devidamente invocado.
- Na primeira mão, direita, um vaso contendo néctar. É amrita, o precioso líquido da potência vital.
- A quarta mão está levantada no mudra que concede o destemor.
Brahma aparece durante as horas de lusco-fusco
de crepúsculo e do amanhecer. Através de sua visualização, invocamos
calma e paz para a mente. Todos os medos e inseguranças são resolvidos
através do Senhor Brahma, o criador sempre atento.
SHAKTI: Dakini. A energia de Shakini Dakini combina com as forças do criados, preservador e destruidor, simbolizados pelo tridente levado em um das suas mãos esquerdas.
Na outra mão ele segura um crânio que
significa o afastamento do medo da morte – o bloqueio psicológico básico
de primeiro chakra.
Sua mão direita superior sustenta uma espada,
com a qual ela retira o medo, destói a ignorância eauxilia o ser a
superar as dificuldades.
Na outra mão direita ela segura um escudo que confere o poder de proteção contra os problemas.
Shakti Dakini possui pelo cor de rosa e usa um
sari amarelo-pêssego ou escarlate. Em alguns textos ela e apresentada
como uma deusa de aparência irada e destemida, mas para a meditação as
imagens dos deuses e deusas devem ser visualizadas como humor agradável.
Os olhos de Shakti Dakini possuem cor vermelha brilhante.
GOVERNANTE: Ganesha. O deus com cabeça de elefante, Ganesha, senhor de todos os princípios, é invocado para conferir proteção em todos os empreendimentos. A figura de Ganesha é muito atraente, embora difícil de ser aceita pela mente racional como uma deidade importante. A tarefa de Ganesha envolve sua aceitação enquanto removedor de obstáculos; isto subjuga a mente racional, ou o hemisfério esquerdo – que é de natureza analítica e crítica – e libera o direito, que é emocional e necessário para a aventura espiritual. Sua visualização auxilia a interrupção do diálogo interno. Aquele que é levado pela aparência externa não consegue adminirar a bela interior de Ganesha, mas aquele que penetra a realidade física pode ver nele a união do amor e da sabedoria.
A pele de Ganesha é coral, Usa um dhoti
amarelo-limão. Uma estola de seda verde está drapejada sobre os seus
ombros. Seus quatro braços são utilizados na ação de destruir os
obstáculos. Ganesha é filho de Shiva e Parvati. Carrega o swastika (em
sânscrito, svastika), o antigo símbolo hindu para a união das quatro
direções, a energia ascendente do Senhor Vishnu, e a irradiação solar.
Em seus quatro braços Ganesha leva:
- Um ladu, fragrância doce simbolizando
sattva, o estado mais refinado de consciência pura. O ladu traz também
saúde e prosperidade para o dono da casa.
- Uma flor de lótus, simbolizando as qualidades da ação abnegada eda natureza imaculada.
- Uma machadinha simbolizando o controle
dos "desejos do elefante" e do corte das limitações do desejos. A
machadinha corta a falsa identificação do Ser da pessoa com o seu corpo
físico.
- A quarta mão de Ganesha está levantada em um mudra que concede o destemor.
EFEITOS DA MEDITAÇÃO: O Chakra Muladhara representa a manifestação da consciência individual naforma humana, isto é, o nascimento físico. A meditação na ponta do nariz induz ao início do esclarecimento, liberdade de doenças, iluminação, inspiração, vitalidade, vigor, resistência, segurança e compreensão da pureza interior, e brandura na voz e na melodia interior.
CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS NO CHAKRA
MULADHARA: Se um indivíduo com os maxilares e os punhos inrijecidos
recusa-se a viver de acordo com as leis naturais que governam seu corpo,
criará uma karma ou obstáculo no mundo. Seus órgãos dos sentidos
motores servirão somente para trazer confusão e dor em troca de
gratificação temporária. Quando um indivíduo começa a agir em harmonia
com estas leis naturais, não mais desperdiçará energia ou poluirá seu
esclarecimento sensorial com excesso de indulgência. Agirá sabiamente e
com moderação, explorando seu corpo e mente como veículos da liberação
dos reinos inferiores.
Normalmente a criança de um a sete anos age
com as motivações do "primeiro chakra". A terra é vista como uma nova
experiência. A criança deve se assegurar e estabelecer as leis do seu
mundo, aprendendo a regularizar os padrões de comer, beber e dormir, bem
como o comportamento apropriado necessário para a segurança de sua
identidade mundana. A criança será autocentrada e altamente ligada na
sua própria sobrevivência física.
O principal problema da criança, ou do adulto,
agindo com a motivação do primeiro chakra, é comportamento violento
baseado
na insegurança. Um indivíduo com medo pode lutar cega e insensivelmente,
como um animal acuado, devido a sensação de perda da segurança básica.
Um indivíduo dominado pelo chakra Muladhara geralmente dorme de dez a
doze horas por noite, sobre o estômago. Este chakra inclui os planos da
origem, ilusão, ira, avidez, desilusão, avareza e sensualidade. Estes
aspectos do primeiro chakra são fundamentais à existência humana. O
desejo de mais experiência e mais informação age como força motivadora,
um ímpeto básico para o desenvolvimento individual.
O Chakra Muladrara é o local da Kundalini
enroscada, da Shakti vital, ou força energética. Este chakra da base é a
raiz de todo o crescimento e esclarecimento da divindade do homem.
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