NOME DO CHAKRA: SOMA
SIGNIFICADO DO NOME DO CHAKRA:"Néctar; a lua"
LOCALIZAÇÃO: Um dos menores chakras dentro do sétimo, Soma está localizado acima do “terceiro olho” no centro da testa.
COR BIJA (SEMENTE):
SOM DO BIJA-
SOM DA PÉTALA BIJA:
FORMA DO TATTVA:
SENTIDO PREDOMINANTE:
ÓRGÃO DO SENTIDO:
ÓRGÃO MOTOR:
VAYU (AR):
ASPECTOS:
TATTVA (ELEMENTO):
COR DO TATTVA:
LOKA (PLANO):
PLANETA REGENTE: Rahu.
FORMA YANTRA: Um crescente prateado em um
lótus branco-azulado. O chakra Soma é também conhecido como chakra
Amrita; tanto soma como amrita significam “néctar”. É um chakra com um
lótus de doze pétalas (algumas escrituras falam em dezesseis), no centro
do qual está a lua crescente, a fonte do néctar.
Este néctar vem para a lua através de
Kamadhenu, a vaca realizadora dos desejos. Ele vaza constantemente no
nirjhara gupha, o espaço vazio entre os dois hemisférios.
Três nadis, Ambika, Lambika, Talika, junto com
o Kamadhenu, são as quatro fontes do néctar. Em seu curso natural ele
desce, e quando atinge o Chakra Manipura é queimado pela energia solar
do plexo solar. Através da prática do khechari mudra, yogues conseguem
bloquear a descida do fluxo do néctar enquanto desfrutam os sons sutis
do nada pela meditação no lótus de oito pétalas do chakra Hameshvara (
outro chakra menor dentro do sétimo). Aqui os três Nadis Vama, Iyeshtha
e Raudri formam o Triangulo Á – Ka – Thã, bem conhecido dos yogues.
Dentro desse triângulo estão sentados Kameshvara em união eterna,
cobertos por pétalas branco-azuladas de lótus.
Triângulo Á – Ka – Thã. Esta
forma cotém uma combinação de três energias. Brahmi é a energia do
criador Brahma; Vaishnavi, do preservador Vishnu e Maheshvari, do
transformador Maheshvara, senhor dos senhores, o próprio Shiva. Estes
três shaktis fluem através dos três Nadis Vama, Iyeshtha e Raudri, que
formam o triangulo Á – Ka – Thã. O mesmo triângulo formado pelos mesmos
nadis existe no Chakra Muladhara, onde Shiva está sob a forma de Lingam
Svayamohu, e Shakti sob a serpente enroscada em torno do lingam. Os
Nadis Vama, Iyeshtha e Raudri correspondem a Brahma; Vaishnavi
Maheshvari, respectivamente. Estas energias formam os três aspectos da
consciência: o conhecimento, o sentimento e a ação, dos quais emanam a
verdade, beleza e bondade. A realização da verdade (satyam), beleza
(sundaram) e bondade (shivam) em todas as formas de expressão é o mais
alto objetivo da vida, e a incorporação dele no comportamento, o mais
elevado estado de realização.
SOM BIJA:
VEÍCULO DO BIJA:
DEIDADE: Kameshvra e Kameshvara é o próprio
Senhor Shiva. É o senhor do princípio do desejo (kama, “desejo”;
ishvara, “senhor”). É aquele que está sentado em cima do famoso
triângulo Á – Ka – Thã e com quem os Devi estão ansiosos para se
encontrar ( Adya, Kundalini, Kula, Tripua e Kameshvari). Kameshvari
está sentada no Muladhara como uma energia adormecida. Através da
estreita passagem do Nadi Brahma, ele corre para se encontrar com seu
senhor Kameshvara, utilizando qualquer um dos cinco movimentos. Girando
as pétalas dos lótus dos chakras, ela atinge o mais alto deles para
encontrá-lo. Descreve-se Kameshvara como a mais bela forma masculina.
Está sentado como um yogue, mas em um abraço eterno com a bela-amada
Sundari Tripura, que é Kameshvari, o mais beleo aspecto feminino nos
três mundos (tri, “três”; pura, “planos, mundos”; sundari, “bela”).
Kameshvara é também chamado de Urdhvareta ( urdhva, “para cima”; reta,
“corrente, fluxo”), pela sua capacidade de retirar a essência do líquido
seminal ascendente através do Sushuma; é o senhor do conhecimento do
movimento ascendente da energia. O Vamachara (“mão esquerda”) Tantra
fornece uma descrição completa deste processo de movimento ascendente e
afirma ser este o local para onde deve ser trazida a semente: aqui a
semente física masculina (bindu) use-se à feminina, e a união interior e
exterior torna-se tantra (consciência expandida) por ser uma combinação
de bhoga e yoga, isto é, diversão e afastamento. Kameshvara concede o
poder do movimento ascendente e a retenção da semente; portanto, a
meditação em Kameshavara apazigua o ego, e o yogi, sentado no Chakra
Soma, desfruta bragmananda (felicidade de Brahman). Kameshvari está,
então, em paz e união com o seu bem-amado. Não é mais a serpente furiosa
que respira fogo, como acontece quando subitamente desperta seu sono.
EFEITOS DA MEDITAÇÃO: Aquele que medita neste
chakra e interrompe o fluxo descendente deste amrita, ou néctar – pelo
mudra Khechari ( khe, “éter”; chari, “movimento”) – torna-se imortal no
corpo físico. É capaz de interromper o processo de envelhecimento e
permanecre jovem para sempre, cheio de vitalidade resistência. Obtém
vitória sobre a doença, decadência e morte, e defruta da felicidade
eterna através da união de Shiva e Shakti – o último objetivo do
Kundalini Yoga. O mudra Khechari aumenta o fluxo ascendente da energia, e
o yogui é capaz de permanecer no Mandala Gagana, ou Mandala Shunya, “o
vácuo”, isto é, o espaço vazio entre os dois hemisférios, conhecido como
décimo portal do corpo. Está localizado no Sahasrara, o sétimo chakra. O
Chakra Soma está acima do Ajna e abaixo do Kameshvari, alinhado no meio
da testa, sendo o local do soma (a lua), amrita (néctar) e kamadhenu. A
cor de Kamadhenu é branca, sua face é a do corvo, a testa é ahamkara
(ego) e os olhos são humanos, de natureza brâmica. Possui os chifres de
uma vaca, pescoço de cavalo, cauda de pavão e asas de um cisne branco
(hamsa).
Glaucia Cerioni - Professora e Praticante Yoga
Copyright© 2013 ~ Hot Stock ~ Todos os Direitos Reservados
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